Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Trilha Matemática


O jogo Trilha Matemática foi desenvolvido por um grupo de alunos da turma 91 da E.B.M. João Gonçalves Pinheiro com o objetivo de exercitar a resolução de Equações do 2º Grau através da Fórmula Resolutiva.

RESUMO:

Compreender as equações do 2º grau e encontrar suas raízes são considerados importantes pré-requisitos para o ensino médio, e poder exercitar a resolução de equações utilizando jogos é um método eficiente e prazeroso de se aprender. Neste sentido, os alunos da turma 91 da E.B.M. João Gonçalves Pinheiro – Florianópolis/SC elaboraram um jogo denominado Trilha Matemática. O principal objetivo do jogo é exercitar a resolução de equações do 2º grau através da fórmula resolutiva, exercendo assim o papel de facilitador na aprendizagem. Além do conteúdo, o jogo também auxiliou no desenvolvimento da autonomia, criatividade, iniciativa e motivação da turma. 



INTRODUÇÃO:

As equações do 2º grau são abordadas na história da matemática desde a época dos egípcios, babilônios, gregos, hindus e chineses. O primeiro registro das equações polinomiais do segundo grau foi feito pelos babilônios. A fórmula resolutiva, utilizada por nós nos dias atuais, foi publicada pelo matemático indiano Bháskara (século XII) e é comumente denominada Fórmula de Bháskara em homenagem a ele. É uma fórmula utilizada principalmente para resolver equações quadráticas de fórmula geral ax2 + bx + c = 0, com coeficientes reais e a ≠ 0. É dada por 

  
MATERIAL E MÉTODOS:

O jogo é composto de um tabuleiro, uma roleta e diversas cartas contendo equações do 2º grau a serem resolvidas. Pode ter de dois a seis jogadores e pode ter um “supervisor” para verificar as soluções das equações. Inicia-se a partida com o giro da roleta e a casa onde a flecha parar indica o desafio a ser resolvido. Caso a roleta indique a retirada de uma carta, o jogador deve ler a carta e resolver a equação contida nela. Em caso de acerto, pula a quantidade de casas indicada na carta e se a solução estiver incorreta, o jogador volta a quantidade de casas indicada na carta. No tabuleiro há alguns contratempos como: volte para o início, gire a roleta outra vez, pegue outra carta. Tudo para que o jogo fique mais difícil. Vence o jogador de chegar primeiro ao final da trilha. Os materiais utilizados para elaboração do jogo foram: papel cartão, tampa de garrafa pet (para representar os jogadores), um brinco e uma lista contendo equações do 2º grau passada como sugestão de exercício pela professora em sala de aula.



  
RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Os jogos matemáticos criados e estudados pela turma 91 durante o 2º trimestre do ano de 2015 puderam resgatar conhecimentos matemáticos ora esquecidos pelos alunos. Especificamente o jogo Trilha Matemática teve importância no processo de ensino aprendizagem por exercitar equações do 2º grau. Neste sentido, pudemos perceber que os alunos se interessaram mais pelo conteúdo através do jogo, pois envolveu os competidores de maneira divertida.
  
CONCLUSÃO:

Os alunos passaram a ser protagonistas, sendo criadores dos jogos. Os objetivos esperados foram alcançados, pois houve interesse, participação e motivação na execução e realização dos jogos.

O jogo foi apresentado na 1ª Feira Municipal e 2ª Feira Regional de Matemática pelas alunas Ana Tereza e Gabriela no dia 23 de setembro e foi destaque! As meninas deram um show de conhecimento e desenvoltura na apresentação! 






Um comentário: